sexta-feira, 4 de maio de 2007

DOMINGO 6 DE MAIO

para viver na próxima semana:

Evangelho: João 13, 31-33a. 34-35.
Um mandamento novo: amem-se uns aos outros.

O evangelho apresenta alguns versículos do grande discurso de despedida de Jesus na noite da Ceia, em que o Ele entrega o seu testamento espiritual aos seus amigos: o mandamento do amor como sinal visível da sua união a ele e da vivência real e afectiva da fraternidade.
O mundo poderá identificar de que comunidade se trata se os discípulos guardam entre si este amor. Quem ama, demonstra que está acima da Lei. É possível que na comunidade primitiva se tenha discutido qual devesse ser o seu distintivo próprio. Para isso, apontam para as próprias palavras de Jesus. Num mundo carregado de egoísmo, de invejas, rancores e ódios, a comunidade é chamada a dar testemunho de outra realidade completamente nova e diferente: o testemunho do amor.
Um dos principais motivos pelos quais tantos cristãos abandonam a Igreja é a falta de um testemunho muito mais aberto e decidido a respeito do amor. Com muita frequência, as nossas comunidades tornam-se verdadeiros campos de batalha em que nos enfrentamos uns aos outros, sem reconhecer no outro a imagem de Deus.
Isso afecta a fé e a boa vontade de muitos fiéis. Por certo, não se trata de nossas comunidades e grupos serem totalmente alheios ao conflito, não; o choque é necessário em certa medida, porque, a partir dele, pode-se criar um ambiente de discernimento, de purificação da fé e das convicções mais profundas em relação ao Evangelho; no enfrentamento – considerado em termos de respeito e amor cristão mútuo – aprendemos justamente o valor da tolerância, do respeito à diversidade, e a melhora de nossa maneira de entender e praticar o amor. Do conflito, assim entendido – inevitável onde há mais de uma pessoa –, é possível criar espaço para construir e crescer.
Para isso, fazem falta a fé, a abertura à mudança e, sobretudo, a disposição de aceitarmos receber a força viva de Jesus. Somente dessa forma, a nossa vida humana e cristã irá adquirindo cada vez maior sentido e será um testemunho autêntico de evangelização.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial